sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Notícias Que Definem o País Que somos

Foto e notícia de www.clix.pt

«É pelo menos o terceiro caso no país Homem “apanhado” a fumar em café de Elvas foi levado à esquadra
04.01.2008 - 11h53 Lusa

A PSP de Elvas identificou e levantou um auto de contra-ordenação a um homem que teimou em fumar, ontem à tarde, num café no centro histórico da cidade, disse hoje à Lusa fonte policial.
De acordo com a mesma fonte, o homem, com cerca de 40 anos, “recusou-se a apagar o cigarro”, depois de alertado por uma funcionária sobre a proibição de fumar no café.
A funcionária do estabelecimento chamou a polícia, que confirmou a infracção ao testemunhar no local que o cigarro “foi apagado à pressa e mandado pelo homem para debaixo do balcão do café”.
“O homem foi de imediato conduzido à esquadra da PSP, onde foi identificado e levantado um auto de contra-ordenação”, disse a mesma fonte.
Este é, pelo menos, o terceiro auto levantado pelas autoridades policiais devido ao incumprimento da nova legislação sobre o tabaco, que entrou em vigor a 1 de Janeiro.
Multas até 750 euros para particularesEm Aveiro, a PSP anunciou ter levantado um auto depois de ter sido chamada a um estabelecimento na cidade, mas não explicou as circunstâncias do caso.
O outro auto foi levantado na terça-feira, no Algarve, quando o proprietário de um café da Fuzeta, no concelho de Olhão, chamou a GNR para autuar um cliente que se recusava a apagar o cigarro.
Chegada a patrulha, o prevaricador e seus cigarros já tinham partido e o dono do café não conseguiu identificá-lo para posterior autuação.
Contudo, os militares da GNR acabaram por multar o dono do estabelecimento, porque não tinha colado os obrigatórios dísticos de proibição de fumar.
A nova lei do tabaco proíbe o fumo em todos os espaços destinados a utilização colectiva.As multas para quem puxar de um cigarro em espaços fechados e fora das zonas previstas para fumadores oscilam entre os 50 e os 750 euros e entre os 50 e os mil euros para os proprietários de estabelecimentos privados e órgãos directivos dos serviços da Administração Pública que não cumpram a legislação.»
.
Com notícias destas nos vão entretendo e distraindo do que importante se passa no nosso país e dos actos de governação que afectam negativamente a nossa vida.

Sem comentários: