domingo, 23 de junho de 2013

Qual crescimento?

Mas o que é crescimento?
O que os capitalistas querem é mais dinheiro, por isso falam para os seus mandatários - os carrascos dos cidadãos!
Mais dinheiro para os bolsos de uns quantos, cada vez em menor número pela concentração do capital, é o que querem.
 
Políticos devem acelerar reformas para impulsionar o crescimento
 
O Banco de Pagamentos Internacionais (BIS, na sigla em inglês) considerou hoje que a prioridade política a nível global deve passar por acelerar as reformas dos mercados de trabalho e de produtos para impulsionar o crescimento económico.
"O nosso apelo é que se actue agora com responsabilidade para reforçar o crescimento e evitar assim um ajustamento mais doloroso no futuro", afirmou o director geral do BIS, Jaime Caruana, na assembleia geral anual da entidade, que se realizou na cidade suíça de Basileia.
"É um apelo que reconhece que o regresso da estabilidade e da prosperidade é uma responsabilidade compartida", depois de a política monetária ter feito a sua parte, acrescentou.
Segundo Caruana, "a prioridade política actual é o retorno ao crescimento forte e sustentável", depois de, no entender da organização, ter passado o ponto mais agudo da crise.
"A nossa mensagem é sincera: as autoridades devem acelerar as reformas dos mercados de trabalho e de produtos para estimular a produtividade e desbloquear o crescimento", assinalou.
A redução do endividamento do sector privado e a necessidade de o sector público garantir a sustentabilidade orçamental foram outros pontos destacados pelo BIS.
A instituição também sublinhou que se devem questionar os riscos do sector financeiro e que a expectativa de que a política monetária pode resolver estes problemas está condenada ao fracasso.
"Os governos devem redobrar os seus esforços para garantir a sustentabilidade das finanças públicas", indicou o BIS.
Já os reguladores, segundo a entidade, devem adaptar as normas a um sistema financeiro cada vez mais interconectado e complexo, além de garantir que os bancos detêm capital suficiente para cobrir os riscos associados à sua actividade.
 
Lusa/SOL
 
in sapo.pt

Sem comentários: